Quem sou eu

Minha foto
São Luís, Maranhão, Brazil
Homem simples e comum: procuro ser gentil com as pessoas, amigo dos meus amigos e bondoso com a minha família. Sou apaixonado por filmes, internet, livros, futebol e música. Estou tentando sempre equilibrar corpo e mente, manter-me informado das notícias a nível mundial, ministrar aulas de geografia em paralelo às pesquisas acadêmicas que desenvolvo e, no meio de tudo isso, tento achar tempo para o lazer e o namoro. Profissionalmente,sou geógrafo e professor de Geografia no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA ­ Campus Avançado Porto Franco) e Doutorando em Geografia Humana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) e do Núcleo de Estudos do Pensamento Socialista Pesquisa do Sindicalismo (NEPS), ambos da UFMA. Participo da Rede Justiça nos Trilhos.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Aged fiscaliza uso de agrotóxicos em Caxias

A Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), por meio da Regional de Caxias, realizou no fim de semana, atividades relacionadas à fiscalização de uso de agrotóxicos na Fazenda Artuso e Agropecuária Betânia, localizadas no município de Caxias.

Foram inspecionados os locais de depósito dos agrotóxicos e o uso correto no combate de doenças e pragas  com pulverizações periódicas, devido à presença de uma doença de origem fúngica (Mancha Alva), em área cultivada de soja. “Nós não encontramos nenhuma irregularidade com relação às embalagens vazias de agrotóxicos e foram apresentadas as notas de devolução das embalagens vazias junto à central de recebimento”, informou a chefe da Unidade regional da Aged de Caxias, Allannessa Macedo de Araújo.

Ela informou, ainda, que a cada visita da equipe da Aged se percebe um avanço na conscientização do uso correto dos agrotóxicos. "É muito importante o nosso trabalho na parte da educação sanitária, pois a nossa equipe conversa não só com os produtores, mas também com as lideranças locais orientando sobre o manuseio do agrotóxico e o destino das embalagens vazias", enfatizou.

Todas as ações foram realizadas pelos fiscais de Defesa Vegetal da Aged de Caxias, Francisco Rodrigues da Silva, Pedro Soares Filho, Franacide Lopes de Oliveira Vilarinho e Karina de Jesus Simão.

A Aged é um órgão estadual, vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca(Sagrima).


Maranhão

O Estado do Maranhão se destaca cada vez mais no recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2011, foram recebidas 24 toneladas a mais de embalagens do que no mesmo período de 2010, totalizando 110 toneladas do material, que foi selecionado para as indústrias de reciclagem.

No período de 2008 a 2010 o trabalho de fiscalização de agrotóxicos da Aged resultou em 1.199 cadastros de agrotóxicos, 350 registros de estabelecimentos comerciais e 36 registros de prestadoras de serviços.

Nestes primeiros meses do ano, estudos do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) apontam que o Maranhão é um dos 12 estados que apresentaram crescimento no volume destinado. Os estados que tiveram maior destaque foram o Mato Grosso (1.292t); Rio Grande do Sul (664t); Goiás (617t); Minas Gerais (521t); Mato Grosso do Sul (402t); e Bahia (395t), que juntos respondem por 73% do volume total destinado em todo o país.

De acordo com o Inpev, no Brasil foram encaminhadas para o destino ambientalmente correto, 5.280 toneladas de embalagens vazias, representando um crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2010. Cerca de 90% do material foi destinado à reciclagem.



Outras Fiscalizações

Em fiscalização\Inspeção realizada na área de cana de açúcar da empresa Itajubara, nos municípios de Duque Bacelar e Coelho Neto, foi constatado que os trabalhadores estavam com seus Equipamentos de Proteção Individual (EPI´S) - roupa própria para aplicação de agrotóxicos - danificados, com a vida útil expirada. Após notificação os responsáveis pela segurança das duas empresas se prontificaram com a correção dos problemas encontrados.

Em outra fiscalização realizada na Fazenda Taboca, no município de Parnarama, foi constatado que o EPI fornecido ao aplicador estava danificado, e mais uma vez o responsável foi notificado para que fosse tomada as devidas providências e regularização da situação.

O Fiscal de Defesa Vegetal, Francisco Rodrigues da Silva, da Regional de Caxias, explicou que em todas as atividades realizadas os agricultores foram orientados com palestras sobre o uso Correto dos Agrotóxicos, o uso do  EPI, lavagens das embalagens vazias e perfuração destas após o uso no local de aplicação, sobre a exigência de devolução das embalagens vazias, bem como a higiene pessoal e cuidados com as vestimentas usadas na atividade. “A Aged tem um compromisso com a qualidade de vida da sociedade, o que só acontecerá se continuarmos com o nosso trabalho de excelência na fiscalização e orientação dos atores envolvidos no setor”, enfatizou Francisco Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário