Quem sou eu

Minha foto
São Luís, Maranhão, Brazil
Homem simples e comum: procuro ser gentil com as pessoas, amigo dos meus amigos e bondoso com a minha família. Sou apaixonado por filmes, internet, livros, futebol e música. Estou tentando sempre equilibrar corpo e mente, manter-me informado das notícias a nível mundial, ministrar aulas de geografia em paralelo às pesquisas acadêmicas que desenvolvo e, no meio de tudo isso, tento achar tempo para o lazer e o namoro. Profissionalmente,sou geógrafo e professor de Geografia no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA ­ Campus Avançado Porto Franco) e Doutorando em Geografia Humana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) e do Núcleo de Estudos do Pensamento Socialista Pesquisa do Sindicalismo (NEPS), ambos da UFMA. Participo da Rede Justiça nos Trilhos.

sexta-feira, 17 de março de 2017

A Vale é a culpada pela coloração assustadora do Rio Itabirito



0
Uma tubulação que transporta rejeitos de minério de ferro se rompeu na mineradora Vale em Itabirito. Sendo assim, o rejeito desceu por meio de uma canaleta e atingiu a região de Mata Porcos, no município itabiritense. Consequentemente, o Rio Itabirito foi atingido. Tanto que, por causa do ocorrido, o curso d’água ganhou uma coloração horrenda, avermelhada em exagero, e provavelmente colocou em risco a vida de animais que dependem dessa água.
O fato provavelmente aconteceu domingo 12, uma vez que qualquer poluição vinda da Vale não chega de imediato a Itabirito. “Demora, mais ou menos, 20h”, disse o fiscal de Meio Ambiente da Prefeitura de Itabirito, Jarbas Lemes.
Informações extraoficiais dão conta de que a empresa não teria percebido, de imediato, quando o incidente se deu. Todavia, o problema já foi sanado pela mineradora.
Um processo administrativo foi aberto na Prefeitura de Itabirito. A Vale terá direito à defesa. Depois disso, a mineradora pode ser multada.
Atualização da matéria: Nota da mineradora – A Vale informa que o vazamento em um trecho do rejeitoduto da mina de Fábrica foi contido, que os esclarecimentos aos órgãos ambientais foram feitos e que está apurando as causas da ocorrência.
Rio Itabirito nesta segunda 13. Foto: Thiago Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário