Quem sou eu

Minha foto
São Luís, Maranhão, Brazil
Homem simples e comum: procuro ser gentil com as pessoas, amigo dos meus amigos e bondoso com a minha família. Sou apaixonado por filmes, internet, livros, futebol e música. Estou tentando sempre equilibrar corpo e mente, manter-me informado das notícias a nível mundial, ministrar aulas de geografia em paralelo às pesquisas acadêmicas que desenvolvo e, no meio de tudo isso, tento achar tempo para o lazer e o namoro. Profissionalmente,sou geógrafo e professor de Geografia no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA ­ Campus Avançado Porto Franco) e Doutorando em Geografia Humana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) e do Núcleo de Estudos do Pensamento Socialista Pesquisa do Sindicalismo (NEPS), ambos da UFMA. Participo da Rede Justiça nos Trilhos.

domingo, 11 de agosto de 2013

Perdas bilionárias na conta da Vale


09/08/2013
http://www.justicanostrilhos.org/sites/default/files/min%C3%A9rio%20e%20trilhos.jpgA mineradora Vale apresentou lucro líquido de 832 milhões de reais no segundo trimestre deste ano, ante lucro de 5,32 bilhões de reais no mesmo período de 2012, em meio a perdas contábeis bilionárias, num momento de valorização do dólar frente ao real, informou a companhia na quarta-feira 07 de agosto.
A Vale divulgou perdas cambiais e monetária de 4,172 bilhões de reais e de 1,707 bilhões de reais com swaps de moedas no segundo trimestre.
"Com a inclusão das mudanças contábeis, que não afetam nosso resultado financeiro real, mas devem ser aplicadas de acordo com regras gerais de contabilidade do IFRS, nosso lucro líquido foi de 832 milhões de reais no segundo trimestre", disse a Vale O resultado financeiro líquido foi negativo em 7,0 bilhões de reais no segundo trimestre.
"A forte apreciação do dólar americano em relação ao real --10,5 por cento comparando os preços finais do 2T13 e 1T13-- foi a principal razão do impacto negativo nas variações monetárias e cambiais de 4,172 bilhões de reais", explicou a mineradora.
A maior produtora de minério de ferro do mundo vendeu um menor volume do seu principal produto e a um preço médio menor que o registrado no mesmo período de 2012.
As vendas de minério de ferro somaram 61,921 milhões de toneladas de minério de ferro no segundo trimestre do ano, a um preço médio de 99,21 dólares por tonelada, contra vendas de 62,978 milhões de toneladas, a 112,44 dólares por tonelada, no mesmo trimestre de 2012, informou a empresa nesta quarta-feira.
A produção de minério de ferro da Vale alcançou 73,22 milhões de toneladas no segundo trimestre deste ano, uma queda de 9,1 por cento em relação ao volume produzido no mesmo período do ano passado, informou a mineradora na quarta-feira 07 de agosto.
Fonte: Revista Exame, 07 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário