Quem sou eu

Minha foto
São Luís, Maranhão, Brazil
Homem simples e comum: procuro ser gentil com as pessoas, amigo dos meus amigos e bondoso com a minha família. Sou apaixonado por filmes, internet, livros, futebol e música. Estou tentando sempre equilibrar corpo e mente, manter-me informado das notícias a nível mundial, ministrar aulas de geografia em paralelo às pesquisas acadêmicas que desenvolvo e, no meio de tudo isso, tento achar tempo para o lazer e o namoro. Profissionalmente,sou geógrafo e professor de Geografia no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA ­ Campus Avançado Porto Franco) e Doutorando em Geografia Humana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) e do Núcleo de Estudos do Pensamento Socialista Pesquisa do Sindicalismo (NEPS), ambos da UFMA. Participo da Rede Justiça nos Trilhos.

domingo, 13 de março de 2011

Mais conflitos a vista: Vale planeja investir US$ 9 bi no exterior até 2014

A Vale mantém um plano de investimentos de 9 bilhões de dólares no exterior até 2014. É o que informa reportagem deste domingo do jornal O Globo, citando fontes da companhia.

Os planos de investimento abrangem Argentina, Peru, Canadá, Guiné, Zâmbia, Moçambique, Omã, Indonésia e Malásia, assim como o próprio Brasil, onde a empresa prepara a ampliação de um porto de águas profundas no litoral norte.

Na Argentina, os projetos da Vale incluem o exploração de uma mina de potássio, que somente neste ano significará um investimento de 1,2 bilhão de dólares. De acordo com o jornal, essa mina será um dos maiores desenvolvimentos da Vale até 2014 e terá, em uma primeira etapa, a capacidade de produção de 2,4 bilhões de toneladas de potássio por ano.

No Peru, a Vale se propõe a ampliar sua produção de fosfato de Bayóvar, com um investimento cifrado em 100 milhões de dólares e que deverá ser executado ainda neste ano. A Vale, uma das maiores empresas mineiras do mundo, fechou o ano passado com um lucro líquido recorde de 17,264 bilhões de dólares, mais que o triplo do obtido em 2009 (5,349 bilhões de dólares).

Além de ser a maior exportadora de ferro do mundo, a empresa também é uma grande produtora de outros metais e minerais, como alumínio, manganês, carvão, potássio, bauxita e fosfato.
(Com agência EFE)
http://veja.abril.com.br/noticia/economia/vale-planeja-invertir-us-9-bi-no-exterior-ate-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário